Oficina “Vestindo Histórias” transforma o cenário do figurino em Ponta Grossa'
- 22 de jul.
- 2 min de leitura

Até o dia 19 de julho, Ponta Grossa vive uma imersão profunda e poética no universo do figurino com a oficina “Vestindo Histórias”, iniciativa gratuita que une teoria, prática e muita troca entre artistas da região. A atividade é uma realização em parceria com o setor cultural da cidade e tem movimentado o cenário local com encontros intensos de criação e memória.
Conduzida pela premiada figurinista Isbella Brasileiro, que já assinou produções como Estômago 2 e Caso Evandro, a oficina oferece cinco dias de formação voltada para profissionais e estudantes de cinema, teatro, moda, audiovisual — e também para costureiras e apaixonados por figurino que querem se aprofundar nesse fazer criativo.
A proposta vai além da técnica: “Antes do personagem entrar em cena, a primeira informação que a gente tem sobre ele é o que ele veste. O figurino é uma transmutação da imagem, da psicologia, da forma como o personagem se apresenta ao mundo”, explica Isbella. É a roupa que conta histórias — de drama, comédia, amor e resistência.
A oficina tem provocado uma revolução silenciosa e sensível. Participantes relatam um novo olhar para o vestuário de cena, como é o caso de uma costureira local que já atuava com grupos de teatro e circo da cidade: “Esse curso está ajudando a profissionalizar o nosso trabalho. Mais costureiras deveriam estar aqui. Tá sendo muito importante pra nossa área.” relata a costureira Gisele de Paula.
Além de moradores de Ponta Grossa, pessoas de outras cidades também estão participando. Eleni, por exemplo, veio de Jaguariaíva: “A gente tem um grupo de teatro pequeno, bem amador. Nosso diretor faz tudo — escreve, dirige, desenha os figurinos e manda pra costureira. Com essa oficina, a gente vai poder levar mais repertório, mais detalhamento para as peças.”
Com conteúdos que vão desde a pesquisa e concepção até orçamento e execução, a oficina tem como objetivo principal descentralizar o acesso à formação técnica em figurino, promovendo inclusão cultural e profissionalização em regiões fora dos grandes centros.
A repórter Isabel Castelari da Rede Massa- Ponta Grossa, acompanhou uma das aulas e compartilhou a experiência com entusiasmo: “Gente, que demais! É uma oportunidade imperdível pra quem trabalha com moda ou teatro.”
A oficina segue até o dia 19 de julho com programação intensa. Ao final, os participantes saem com uma bagagem rica de conhecimento, estilo e novas possibilidades criativas para o palco, o cinema e a vida.
Serviço
📍 Oficina “Vestindo Histórias” – Ponta Grossa (PR)
📅 Até 19 de julho
🎟 Gratuita
👗 Destinada a profissionais e estudantes de teatro, cinema, moda, audiovisual, além de costureiras e interessados em figurino
Para além de Ponta Grossa, a oficina irá passar por mais 7 cidades do Paraná, são elas: Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Guarapuava, Londrina, Paranaguá e Curitiba. >>> Acesse para mais informações: https://www.vestindohistorias.art.br/ e https://www.instagram.com/vesthistorias/



Comentários